Quanto tempo dura um implante dentário? É uma pergunta difícil de responder, porque existem diversas variáveis implicadas que comprometem diretamente a longevidade do implante.
Em condições normais de temperatura e pressão uma vez o implante colocado ele permanecerá por toda a vida do paciente. Entretanto, nem sempre é assim.

Um implante dentário dura quanto tempo?

Quais são, então, os fatores que contribuem para a perda de um implante dentário colocado?

1) Limitações físicas do paciente – Problemas endócrinos e infecções bucais alteram o metabolismo ósseo e a flora bacteriana ao redor do implante. Isto pode provocar perda de inserção do implante no osso até a total perda da osteointegração. Também hábitos parafuncionais sobrecarregam o implante, comprometendo a união com a estrutura óssea.

2) Planejamento incorreto – Uma sobrecarga aplicada ao implante devido a uma prótese mal planejada, compromete a união do implante com a estrutura óssea, fazendo com que ele se desprenda da mesma.

3) Erros de fabricação – Apesar de raros, implantes podem vir com problemas de fábrica. Superfície contaminada, erro na fresagem, metal com fissura na sua estrutura podem prejudicar a integração do implante e a colocação da prótese.

Os fatores relacionados acima e outros mais podem comprometer a longevidade do implante. Por isso, considero que a parceria profissional paciente é fundamental nesse processo. Um paciente compromissado a ter bons hábitos de higiene bucal e procurar viver com hábitos saudáveis, certamente não terá fatores complicadores ao longo da vida. Por outro lado, a escolha de um profissional habilitado e comprometido com o bem estar do paciente, proporcionará um tratamento tranquilo fadado ao sucesso.

Categorias: Implante Dentário